Monte um cronograma
Para iniciar a jornada de estudos é importante se organizar por meio de um cronograma de estudos para que você tenha o controle da quantidade de conteúdo que terá que estudar em determinado período.

Utilize o edital com os assuntos que precisará estudar e separe-os por dia/semana/mês, de acordo com a divisão de seu material de estudo. Se você estuda com apostilas ou livros, precisa ter uma estimativa de quantos capítulos por semana terão que ser lidos para vencer o conteúdo até a prova. Se for por meio de videoaulas, quantas aulas por dia ou por semana você precisará assistir.

Por exemplo, uma das disciplinas cobradas será português e se dentro dela tiver os seguintes eixos: Gramática, Literatura e Redação; separe um número de dias específicos em um calendário ou agenda para estudar cada um desses eixos, pensando em critérios de relevância para a prova e do nível de dificuldade que você tem para aprendê-las.

Ter uma agenda e anotar tudo que vai fazer no dia, marcando com “ok” conforme for realizando as atividades pode ajudar na organização do seu dia de estudos.Você terá um controle maior de seus afazeres e, além disso, te dará uma sensação prazerosa de dever cumprido ao marcar tudo que já foi feito. Essa é uma ótima maneira de estimular o seu cérebro a estudar.

Faça resumos e revisões periódicas
Sempre que realizar a leitura de algum livro ou assistir a alguma videoaula, tenha um caderno em mãos para anotar tudo o que considerar importante.

Os resumos feitos durante a semana servirão como material de revisão periódica - semanal ou mensal - e de pesquisa rápida, por isso é importante caprichar, pois eles serão um grande facilitador durante as revisões e nos momentos de desespero, inclusive para aquela revisada na semana que antecede o concurso.

Usar várias cores de caneta para ativar várias áreas do cérebro e facilitar a memorização dos conteúdos. Aliás, escrevê-los à mão também é extremamente importante para a memorização.

Ao fazer resumos de tudo o que foi visto, você pode programar revisões semanais ou mensais, de acordo com sua disponibilidade de tempo. Não deixe de revisar periodicamente e na semana que antecede a prova.

Resolva exercícios
Para obter bons resultados em concursos é preciso conhecer o estilo da banca organizadora ao elaborar questões. Não deixe de fazer as provas anteriores, especialmente se a banca escolhida foi a mesma dos concursos anteriores.

Tente fazer as provas nos mesmos moldes do concurso: mesmo tempo de duração, mesmo horário, local silencioso e confortável, etc. Isso fará com que você adquira as técnicas para acertar as questões do concurso em foco.

Além de testar o conhecimento que adquiriu nos estudos, você terá mais facilidade de resolver as questões, pois as bancas possuem um determinado padrão e você estará adaptado a ele.

Tenha foco
Um grande erro cometido é sair prestando todo e qualquer concurso que você vê pela frente. O fato é que não é possível estudar para todos eles com excelência e você pode acabar não passando em nenhum.

O ideal é ter apenas um concurso em mente, se planejar conforme o edital, fazer as provas anteriores e conhecer bem o estilo da banca organizadora.

Com informações do Portal Administradores