Em primeiro lugar é necessário condicionar a mente, ter foco e dedicação para as horas de estudo. Em seguida você deve descobrir o nível do concurso e seu próprio nível de conhecimento: existem níveis de complexidade por prova e isso vai depender de cada concurso.

Tenha paciência! Um concurso para magistratura demanda, em média, 2 anos de preparação. Concursos mais simples, como para áreas bancárias, demandam pelo menos seis meses de preparação.

Não tente estudar pesado logo de início, comece com pequenas cargas horárias e vá aumentando gradativamente as horas de estudo. Se você não trabalha, o ideal é dedicar de 8h a 16h diárias para o estudo. Mas se você está empregado, aproveite todo o tempo livre que tiver. O ideal é estudar de 3h a 4h por dia na semana e aproveitar os finais de semana para estudar mais.

Busque boas referências, porcure por orientações e conteúdos em bons cursos e com ótimod professores. Os cursos online são uma excelente opção.

É importante definir local e rotina ao estudar, procure um lugar fixo de estudo e crie uma rotina antes de iniciar o ritual de estudos.

Faça intervalos, estude entre uma hora e 90 minutos, no máximo, e em seguida faça uma pequena pausa de 5 a 10 minutos. Isso faz o cérebro voltar a ter alta performance.

Mas também é importante separar um tempo para esvaziar a cabeça! Vá ao cinema, faça academia, pratique algum esporte ou mesmo jogue conversa fora com os amigos nos finais de semana. Ter vida social é fundamental para manter a mente saudável e suportar os meses de estudo e dedicação.

Com informações do Catraca Livre.